Laboratório de Microbiologia Molecular (MicroMol) Prof. Dr. Paulo P. Gontijo Filho

por Rosineide Marques Ribas
Publicado: 21/02/2022 - 10:45
Última modificação: 21/02/2022 - 10:45

Responsável: Dra. Rosineide Marques Ribas

O laboratório de Microbiologia Molecular (MicroMol) encontra-se no bloco 2B, piso superior. Este Laboratório se dedica a estudar, entre outros aspectos, a epidemiologia molecular de microrganismos epidemiologicamente importantes. Esse laboratório constitui-se como lugar para elaboração e execução de projetos de pesquisa, reuniões dos grupos, orientações de toda natureza, além de atender a qualquer professor que precise utilizar os equipamentos disponíveis ou mesmo o espaço para pesquisa.

Conta com a infraestrutura de 4 módulos de 18 m2/cada, sendo distribuídos em Espaço de lavagem, esterilização e descarte de materiais; Espaço de  preparo e processamento de material, bem como armazenamento de microrganismos; Espaço para experimentos de biologia molecular; Espaço para estudos (disponibilizado para os alunos) e escritório.

Equipamentos: Cada espaço do laboratório está montado com os seguintes equipamentos:

1. Espaço de lavagem, esterilização e descarte de materiais: autoclaves, geladeiras, estufa de secagem, destilador entre outros.
  2. Espaço de preparo e processamento de material, bem como armazenamento de micro-organismos: Incluem equipamentos como freezer -80ºC, autoclave, cabines de fluxo laminar, geladeiras, leitor de Elisa, pHmetro, centrifuga de falcon, balança, micro-ondas, microscópios, estufas de cultura e secagem, entre outros equipamentos.
  3. Espaço para experimentos de biologia molecular, a qual conta com equipamentos como PCRs, aparelho de PFGE, centrífuga de eppendorf, balança, cubas e fontes de eletroforese, micro-ondas, cabine de DNA workstation, banho maria, freezer, entre outros equipamentos.
  4. Espaço para estudos (disponibilizado para os alunos) e escritório – contendo mesas, cadeiras, ar condicionado, computadores, scanners e impressoras, armários.