Alterações Imunopatológicas em infecções por protozoários, com ênfase em Toxoplasma gondii, bactérias e helmintos

por Rosineide Marques Ribas
Publicado: 21/02/2022 - 08:25
Última modificação: 21/02/2022 - 08:59

Algumas parasitoses induzem uma resposta imune que muitas vezes é mais prejudicial que benéfica. Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o papel da resposta imune aos parasitos na indução de lesões patológicas. O camundongo tem sido utilizado como modelo experimental, para elucidação de mecanismos protetores e imunopatológicos da resposta imune. Em relação à toxoplasmose, esta é uma zoonose que apresenta elevada prevalência, geralmente causando uma infecção assintomática em indivíduos imunocompetentes, mas em imunocomprometidos e mulheres gestantes, a infecção pode representar um alto risco, podendo ter curso fatal. A infecção oral de camundongos C57BL/6 com elevada carga parasitária induz lesões intestinais semelhantes aquelas que ocorrem em indivíduos com doença intestinal inflamatória crônica. Em relação ao Plasmodium, as consequências da infecção pelo parasito podem variar desde assintomáticas a complicações graves, como a síndrome neurológica e alterações inflamatórias na interface materno-fetal. Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar mecanismos imunopatológicos induzidos pela infecção oral com T. gondii. Neste contexto esse projeto tem o objetivo de avaliar a patogenia de lesões intestinais e placentárias em infecção com o parasito e avaliar diferentes antígenos desse organismo que possam induzir proteção contra lesões inflamatórias graves no intestino. Em relação ao Plasmodium este projeto tem o objetivo de investigar genes relacionados à suscetibilidade/resistência de camundongos com diferentes haplotipos do MHC. Alterações imunopatológicas também serão investigadas em indivíduos infectados com helmintos. Em situações inflamatórias induzidas por parasitos, a disbiose será também investigada.

Responsável: